Apresentado projeto de Centro de Arte e Esporte Unificado da Urbis IV
As secretarias municipais de Esportes e Recreação e do Planejamento e Tecnologia apresentaram aos moradores da Urbis IV, na noite de quinta-feira, 11, o projeto conceitual da Centro de Arte e Esporte Unificado - CEU, que será construída pela Prefeitura de Itabuna em uma área de 3 mil metros quadrados no antigo campo de futebol do bairro. O encontro na Escola Frederico Smith Lima contou com a presença dos secretários Evans Maxwel Silva e Wenceslau Junior e de técnicos das secretarias, moradores e presidentes das associações dos bairros envolvidos.
O CEU vai atender as comunidades dos bairros: Urbis 4, Sinval Palmeira, Jorge Amado, Campo Formoso, Brasil Novo e Morumbi. O Centro de Arte e Esporte Unificado terá quadra de esportes coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, equipamentos sócio-assistenciais (CREAS), biblioteca, telecentro, cineauditório/cineteatro, salas de aula, reuniões e oficinas, paisagismo, pavimentação externa e playground.
Durante a reunião com os representantes das comunidades ficou definido também a construção de um novo campo de futebol para atender aos desportistas e as equipes amadoras dos seis bairros. A área será cedida à prefeitura pela empresa Akyo Construtora. Segundo o representante da empresa, o campo vai medir 90 x 70 metros e possibilitará inclusive a participação dos bairros do entorno da Urbis IV no Campeonato Interbairros de Futebol.
O secretario de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, confirmou os detalhes do projeto de construção do CEU, que será construído em parceria com o governo federal, através do Ministério das Cidades e executado num prazo de 18 meses, sob a fiscalização direta da comissão formada pelos moradores e da unidade gestora local, integrada por funcionários da Prefeitura.
A coordenadora do projeto, Dinamar Guimarães, explicou que a audiência pública serviu para atualizar a comunidade, principalmente diante da paralisação de mais de um ano motivado pela falta de capacidade técnica da empresa anterior.
A obra será executada pela empresa Monte Sinai Construções Ltda., que venceu a licitação. Serão destinados R$ 1.485.921,35 para a construção da obra e o restante da verba de R$ 1,9 milhão será usada para aquisição de equipamentos e mobiliário.